ESG

Sua Empresa possui práticas relacionadas ao ESG?

 
A sigla ESG que em inglês significa “Environmental, Social and Governance” (ambiental, social e governança, em português), criada em 2004 em uma publicação do pacto global em parceria com o Banco Mundial chamado Wo Cares Wins surgiu como um desafio de que até o ano de 2030 se reduzisse em até 45% as emissões de gás carbônico através de ações ambientais dentro das empresas e organizações. Essa concepção foi defendida pelo ex-secretário-geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), Kofin Annan onde foi aventado às empresas e organizações a assinatura de contratos e investimentos nos 3 (três) pilares; ambiental; social; governança.
 
O ESG é um indício de que uma empresa possuí práticas aplicadas ambientais, sociais e de governança, ligadas à sustentabilidade tendo a utilização de maiores recursos naturais, preocupando-se com ações voltadas aos direitos humanos, pensando no colaborador e acionistas com ações destinadas às condutas de ética, transparência nas empresas. Trata-se de um modelo de gestão empresarial onde há um compromisso das empresas em respeitar o meio ambiente, tendo práticas sustentáveis em todas as suas atividades, pensando nas gerações futuras e na sociedade como um todo. O ESG trata-se de um conjunto de medidas e conhecimento que tem como objetivo principal avaliar se uma determinada organização possuí práticas sustentáveis se tem consciência social e, se possuí um gerenciamento correto voltado para enfrentamento de desafios futuros sejam eles ambientais, sociais ou regulatórios.
 
A diferença entre o ESG e a sustentabilidade está no contexto básico onde a sustentabilidade é uma estratégia das empresas sob a ótica organizacional voltada a geração de um impacto grande à sociedade, pensar nos negócios atuais sem impactar o futuro das novas gerações. Assim, o ESG fornece informações, avalia e evidencia se uma determinada empresa ou organização possuí práticas sustentáveis.

 

Por que implementar o ESG na sua empresa?

  • Melhora desempenho financeiro;
  • Aumenta a confiança do investidor;
  • Garante a fidelidade do consumidor;
  • Fortalece imagem positiva da empresa;
  • Amplia retenção e satisfação de talentos;
  • Reduz custos e desperdícios;
  • Assegura transparência;
  • Mitiga riscos;
  • Contribuir com projetos sociais: ações que estimulem melhores práticas de sustentabilidade, evitando desperdício de materiais;
  • Cuidado com emissões de gás carbônico.

 
Uma empresa ESG deve ter política e uma metodologia efetiva voltada a proteção do meio ambiente, seus colaboradores, clientes e acionistas. As empresas necessitam se voltar para a sustentabilidade social, pois os consumidores estão cada vez mais voltados aos assuntos éticos e que se referem ao meio ambiente, quando se trata de inferir em suas deliberações de aquisições de produtos.
Organizações sozinhas não conseguem solucionar todos os obstáculos da sustentabilidade, sendo primordial a participação de membros sociais ou stakeholders nesse âmbito.
A responsabilidade e o compromisso das empresas fincadas aos pilares do ESG são de extrema importância para as instituições que desejam alcançar notoriedade e credibilidade frente ao mercado tão competitivo atualmente. Portanto, para uma empresa se destacar com benefícios de reputação global e financeiro a aplicabilidade do ESG é primordial, pois aplicando os pilares do ESG haverá um fortalecimento da marca de uma empresa ou organização.
Os funcionários estarão mais satisfeitos, pois os seus valores serão considerados através de um maior bem-estar e transparência efetiva. Haverá maior impacto social com reconhecimento de líderes mundiais e da sociedade como um todo. E, no setor econômico, haverá uma redução drástica de custos, evitando prejuízo desnecessário como a utilização indevida de papéis, minimizando gastos com reciclagem.